top of page
F1000042.JPG

A ESCOLA DE MÚSICA DE LEÇA DA PALMEIRA (EMLP)

A escola nasceu em 1990 e obteve autorização definitiva de funcionamento no ano letivo de 1994/1995.

Em 2005/2006, foi levada a cabo uma alteração da estrutura administrativa, através da constituição da Levante, Cooperativa de Ensino e Cultura, CRL que assumiu a propriedade da escola a 1 de Janeiro de 2006.

 

Desde novembro de 2013 a escola possui autonomia pedagógica, consagrada pelo estatuto do ensino particular e cooperativo, através do decreto-lei nº 152/2013 de 4 de novembro.

Apesar da ligação entre a cooperativa e a escola, ambas representam duas realidades diferentes, sendo a escola totalmente autónoma do ponto de vista pedagógico, com estatutos próprios.

" Todo o vosso corpo, desde a ponta de uma asa, até à ponta de outra asa... não é mais do que o vosso próprio pensamento, numa forma que podem ver. Quebrem as correntes do pensamento e conseguirão quebrar as correntes do corpo..."

Fernão Capelo Gaivota, 3ª parte, Richard Bach (1936)

20231124_210648~2_edited_edited.jpg

MISSÃO DA EMLP

A Levante é a entidade proprietária da Escola de Música de Leça da Palmeira (EMLP). Esta escola integra a rede de escolas de Ensino Artístico Especializado, reconhecidas pelo Ministério da Educação. 

A principal missão da Levante releva deste seu papel. O ensino da música é o que nos move e a base deste ensino, conforme plasmado no projeto educativo, são os alunos.

Acreditando que é culturalmente que um indivíduo cresce e se forma, focados nos alunos, causa da nossa existência, é missão da EMLP formar indivíduos na área do ensino especializado da música, direcionada para a aprendizagem de um instrumento e práticas de conjunto, através de padrões de qualidade e excelência, da valorização do saber, de atitudes humanas, justas e práticas de educação inclusivas e de equidade. E o caminho para chegar a estes padrões é o da motivação.

Na realidade, queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais criativa e culturalmente mais consciente, promovendo o sucesso educativo, motivando todos os intervenientes.

Neste sentido, a Escola procurou, desde muito cedo, completar a experiência letiva que proporciona aos seus alunos, com projetos estruturantes, de diferenciação pedagógica, contribuindo também para a promoção do pensamento crítico e criativo..

bottom of page